Corrida em Trilhas e corrida rústica

Publicado em Dicas, por K10 em 10/09/2020


Se você já corre há algum tempo, provavelmente já pensou em dar uma variada nos treinos, nos tipos de provas que participa, nas distâncias ou nos locais, tudo para dar uma cara nova e manter a motivação.

O que você talvez ainda não pensou ou não teve a oportunidade, foi de correr em trilha. Isso mesmo, terra, lama, mato, adrenalina, desafios!

Como alternativa às consagradas corridas de rua, as competições em trilha e corrida rustica vêm gradativamente expandindo suas fronteiras e conquistando mais adeptos. Para os atletas outdoor, que apreciam a companhia da natureza, elas são um prato cheio de emoções e adrenalina.

Comparadas às corridas de rua, grande febre nas capitais brasileiras, essa modalidade ainda encontra-se em seus primeiros passos, subsistindo principalmente como parte integrante das Corridas de Aventura.

Porém, essa versão off road da corrida é uma tendência futura, principalmente por promoverem o lado verde do esporte. Apesar de serem realizadas em locais mais isolados, o que às vezes dificulta a popularidade, as corridas em trilhas possuem enormes vantagens em relação à sua irmã urbana: o contato com ar puro e com a natureza é mais intenso; quase não há chance de atropelamentos ou confusão com automóveis; a paisagem é mais rica e variável; não é necessário fechar ruas de tráfego urbano, o que facilita a logística para os organizadores.

Acima de tudo, correr em trilha também funciona como um treinamento funcional, já que o terreno irregular auxilia no fortalecimento muscular, recrutando um número maior de grupos musculares ao longo dos membros inferiores. Aplicando-se a técnica correta de pisada, joelhos e tornozelos são os maiores favorecidos, por meio de um processo adaptativo. Isso sem falar que o piso de terra e grama, por ser mais macio, diminui consideravelmente o impacto sobre as articulações, preservando-as por mais tempo.

No sudeste do Brasil, particularmente, esse tipo de competição começa a ganhar força, principalmente devido aos esforços de profissionais e organizadores.

Ao contrário das Corridas de Aventura, que empregam técnicas de navegação terrestre e possuem custos mais elevados com equipamentos, essa modalidade conta com percursos previamente demarcados e não mais do que o uso de tênis e vestimentas tradicionais. Correr na trilha com tênis específico pode facilitar, mas isso não é visto como um empecilho. Essa liberdade favoreceu muito a transição e adaptação de muitos corredores da rua para a terra, exigindo não mais do que simplesmente determinação e uma estratégia um pouco diferenciada de ritmo e manejo da energia.
 


Tags: trilhas


Posts Relacionados


Deixe seu comentário:

=